Tipos de cabelos: como saber qual é o seu?
Você sabe qual é o tipo do seu cabelo? Preparamos um conteúdo que pode ajudar você a identificá-lo e, assim, facilitar a sua busca por produtos que se encaixem e respeitem a sua natureza! Confira a classificação inventada pelo famoso estilista Andre Walker (cabeleireiro pessoal de Oprah Winfrey e Halle Berry, ganhador de sete Emmy Awards pelos penteados no The Oprah Winfrey Show). Para descobrir o seu tipo, lave o cabelo, penteie suavemente e deixe-o secar sem usar secador ou produtos para modelar.
O cabelo liso não forma onda e volta rapidamente ao seu formato original. Esse tipo de cabelo precisa ser lavado com mais frequência do que outros, pois fica oleoso mais rápido. Na hora de secá-lo, opte pela secagem a frio para proteger os fios.
- 1A – cabelos finos e macios, pouco volumosos, podem dar muitos nós devido à leveza e sujar rapidamente.
- 1B – cabelos de densidade média, as raízes mantêm o volume.
- 1C – cabelos reto, pesado e mais difícil de modelar.
O cabelo ondulado forma ondas em S, podendo ficar liso quando escovado ou cacheado quando é amassado, formando cachos soltos. Para lavá-los, a dica é usar shampoos e condicionadores com efeito hidratante, mas não pesado. O ideal, para esse tipo de cabelo é deixá-lo secar naturalmente (ou usar um secador de cabelo com função de ar frio).
- 2A – cabelos de espessura média, que formam uma onda S pouco perceptível. Perto da cabeça, pode haver falta de volume. Eles podem enrolar um pouco apenas nas pontas.
- 2B – Cabelo mais pesado, cachos em forma de S visíveis. Mais no topo da cabeça, o cacho pode perder sua definição.
- 2C – mistura de cabelos ondulados e cacheados. Em tempo úmido, ele se enrolar instantaneamente.
Cabelo cacheado é bastante denso com cachos pronunciados. Na hora de lavá-los, a tarefa é a mesma que no caso dos cabelos ondulados – reter a umidade do cabelo tanto quanto possível (os cabelos cacheados são muito propensos ao ressecamento). Você pode selecionar shampoos e condicionadores especificamente para esse tipo – com óleos e ingredientes hidratantes fortes na composição. É melhor secá-los naturalmente ou, se for necessário usar um secador de cabelo, o ar deve ser frio e o bico difusor ajudará a manter o formato dos cachos.
- 3A – Cachos grandes e bem definidos em forma de S. O cabelo tem tendência a frizz, mas se for alisado, por exemplo, mantém sua forma reta e brilha.
- 3B – Cachos médios de circunferência, mais densos e rígidos, ao serem alisados, por exemplo, mantêm muito bem sua forma natural.
- 3C – Cachos menores. O cabelo é fino, mas mais rígido e denso do que os tipos anteriores, por isso parece volumoso.
Os cabelos crespos podem formar categorias de cachos enroladinhos bem pequenos ou em Z. É o mais fino de todos os tipos de cabelo (embora pareça o oposto)! Acredita-se que esse cabelo não deve ser lavado com muita frequência, o shampoo deve ser o mais leve possível. Aplique o condicionador nos cabelos molhados e enxágue. Isso proporcionará a hidratação necessária e limpará suavemente os cabelos. A secagem ao ar frio com difusor é a melhor opção para este tipo, mas somente após a secagem máxima com toalha ou camiseta de algodão.
- 4A – Cachos bem fechadinhos e com definição. Quando esticados, os fios 4A costumam formar um “S”, ou seja, ele encaracola bastante! Volumão é a marca registrada nessa categoria.
- 4B – Na maioria das vezes, um cacho em zigue-zague. São bem densos e o fator encolhimento é extremo: os fios demoram a mostrar seu real comprimento, pois, assim que secam, ficam com praticamente 1/3 de seu tamanho real.
- 4C – Crespíssimo, volumoso e com cachinhos bem minúsculos. Geralmente precisam de texturização para se formarem, pois, sozinhos, tendem ao frizz extremo.
Gostou do conteúdo? Então, nos conte aqui o que você descobriu! Para saber mais sobre nossos produtos, basta acessar nosso site.