Parabenos
Metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, benzilparabeno, Nipagin, 4-hydroxybenzoic acid butyl ester, ethylparaben, p-carbethoxyphenol, 4-hydroxybenzoic acid ethyl ester, Ethyl phydroxybenzoate, propyl p-hydroxybenzoate, 4- hydroxybenzoic acid methyl ester, ethyl p-oxybenzoate, propylparaben, 4-hydroxybenzoic acid propyl ester, methylparaben, para-hydroxy-benzoates, aseptoform, methyl p-hydroxybenzoate, paracept, butyl p hydroxybenzoate, methyl parahydroxybenzoate, tegosept, butylparaben, p-methoxycarbonylphenol: nomes complicados e difíceis de ler, não é mesmo?
Esses são alguns dos termos utilizados para nomear os PARABENOS: conservantes sintéticos utilizados, em larga escala, em alimentos, remédios e cosméticos, a fim de evitar a contaminação de microorganismo nocivos, como fungos e bactérias.
Mesmo que a Anvisa considere segura a quantidade desse conservante nos produtos, alguns estudos mostram que o uso desses compostos podem causar problemas como, urticária, dermatites na pele ou ainda disrupção endócrina (que interfere no sistema hormonal, alterando a forma natural de comunicação do sistema endócrino).
Preocupante, não é mesmo? Nossa dica é: procure por produtos que não tenham esse ingrediente em suas formulações.
Você deve estar se perguntando, como fazer isso, certo? Existe uma série de aplicativos disponíveis nas lojas virtuais dos smartphones que ajudam você nessa missão.
O Think Dirty, por exemplo, é um app que possui mais de 2 milhões de cadastros. Nele, você pode fazer buscas pelo código de barras do produto ou ainda, pelo tipo, nome/marca. Ele classifica as substâncias e formulações em verde, amarelo e vermelho. Uma fonte confiável e segura, cuja base de dados provém do PubMed, um dos maiores portais de artigos científicos do mundo.
Acompanhe o vídeo abaixo:
App Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.thinkdirty.thinkdirtyapp
App Apple Store: https://search.itunes.apple.com/WebObjects/MZContentLink.woa/wa/link?mt=8&path=apps%2fthinkdirty