Estresse e saúde capilar - Ziel Natural Cosmetics

Estresse e saúde capilar

Muitas doenças são uma combinação da predisposição genética com fatores ambientais aos quais somos expostos em nossa vida. O excesso de tensão pode provocar alterações hormonais e liberar substâncias na corrente sanguínea. A imunidade cai, fazendo com que o corpo se torne mais vulnerável as infecções e outros problemas.

Assim, o estresse pode ser um gatilho para doenças que afetam o couro cabeludo, como a psoríase, a dermatite seborreica (popularmente conhecida como caspa) e a queda.

Psoríase
A principal causa da psoríase, uma doença crônica, é a predisposição genética e seus sintomas podem ser agravados em casos de estresse, baixa imunidade e clima frio - visto que o sol proporciona um efeito anti-inflamatório nas lesões.

Dermatite seborreica
Já a dermatite seborreica, também conhecida pelos nomes de seborreia, caspa ou eczema, é uma afecção crônica, que se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Ela se manifesta sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam, principalmente no couro cabeludo. Alterações hormonais, estresse, clima seco, frio e mudanças bruscas de temperatura podem agravar o quadro.

Queda
O couro cabeludo é composto, em grande parte, por fios na fase de crescimento, outros na de repouso e alguns outros, na de queda. Diante de alguma situação estressante (física ou emocional), nosso organismo entra em alerta e economiza energia para aquilo que é essencial, ocorrendo uma alteração do ciclo capilar onde vários fios, que estavam em crescimento entram, precocemente, na fase de queda (fase telógena).

O ideal é que, ao se perceber esses e outros sintomas semelhantes, um médico dermatologista seja consultado. Juntos, vocês poderão definir o melhor caminho a seguir.

Curtiu a dica? Então, aproveite para compartilhar esse conteúdo com uma amiga, que gosta desse tema também!
Voltar para o blog